sexta-feira, 31 de março de 2017

Sete livros sobre relacionamento abusivo



Rose Madder

Ela, uma mulher sufocada por um casamento onde as agressões são rotina, ele um policial que se acha acima da lei. Depois de 14 anos de sofrimento, Rosie Daniels decide fugir daquela vida miserável, mesmo sabendo que não seria fácil escapar do marido. Porém ela deixa rastros e Norman, como policial, conhece os truques para segui-los. King soube muito bem abordar o tema do relacionamento abusivo e o livro é excelente nessa parte. Porém, o que faz a obra ser tão criticada pelos fãs é a inserção de elementos de fantasia, que destoaram de toda a abordagem inicial. Se a trama seguisse apenas o caminho do suspense seria um dos melhores livros do autor.


Duas Mulheres

Susan é uma mulher que não prima pela beleza, é feia e gorda e seus únicos atrativos são os belos seios. E é exatamente isso o que ela representa para Barry, seu namorado. Um par de seios e o ingresso para um mundo em que ele deseja entrar. O mundo da marginalidade, onde o pai da garota é uma celebridade. Mesmo antes do casamento ele já mostrou sua verdadeira face chegando atrasado na cerimônia porque estava transando com uma prostituta, e o que é pior, na companhia do sogro. E após trocarem as alianças, foi que Barry transformou a vida da esposa num inferno. Espancava-a diariamente pelos motivos mais banais, mal colocava comida na mesa e ainda passava noitadas na companhia de qualquer uma que lhe desse bola. Um relacionamento que se tornou uma verdadeira catástrofe não apenas para o casal, mas para toda sua família.


No Escuro

Quando conhece Lee, Catherine constata que ele é motivo suficiente para abandonar sua boa vida de solteira e mergulhar nessa relação com esse homem lindo, sedutor e carinhoso, que conquista não só a ela, mas também às suas amigas. Mas logo ele se mostra exageradamente controlador, isolando-a e transformando lentamente sua vida num tormento. E o que é pior, quando pede ajuda ninguém acredita nela. Como poderia o príncipe encantado de pouco tempo atrás ter se transformado no monstro que Catherine pinta. Sozinha, ela trava uma luta contra um inimigo que conhece como ninguém suas fraquezas e quando ele finalmente se afasta, um dos efeitos colaterais dessa relação é um abalo psicológico tão forte que a faz desenvolver um transtorno obsessivo compulsivo. E quando decide reagir e recomeçar a sua vida, Lee ameaça voltar.


Amor Amargo

Alex é uma menina carente, insegura e com baixa autoestima. Por isso, quando Colin, o atraente aluno novo, começa a lhe dar bola ela mal consegue acreditar. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade. O livro fala de uma relação abusiva entre un casal de adolescentes e explora muito bem o que motiva algumas mulheres a não reagirem diante da violência, permanecendo naquele círculo vicioso.


Instinto Assassino 

Baseado num fato real que causou estardalhaço nos tribunais esse livro foi escrito pelo promotor que trabalhou no caso. Dr. Patrick Henry era um médico respeitado na cidade em que vivia e ao se casar com Cristina Henry, conseguiu esconder sua verdadeira índole durante anos. Mas isso não quer dizer que ela tenha vivido uma rotina pacífica e segura dentro desse período. Cristina passou por diversas situações em que sua vida ficou em risco sem nem desconfiar que esses acontecimentos, aparentemente acidentais, eram planejados pelo próprio marido. Henry lhe preparava armadilhas e a submetia a situações torturantes, sem que a mulher percebesse a sua autoria. Até que descobriu a verdade e aí as coisas ficaram bem piores.


A Reunião

Recuperada de uma depressão, Sabine tenta retomar sua rotina normal ao voltar para seu trabalho. Mas o convite de uma reunião entre os seus antigos colegas revolve um mistério daquela época: o desaparecimento de Isabel, sua amiga de infância, um mistério nunca solucionado. Nessa mesma ocasião ela reencontra Olaf, amigo de seu irmão desde aquela época. Olaf é charmoso, simpático, bonito e cobiçado por sua chefe. É por isso que Sabine se espanta quando ele começa a paquerá-la, justo ela, uma moça tão sem atrativos. Mas logo a moça descobre que seu novo namorado tem um lado possessivo e, temendo que o abuso psicológico evolua para a violência fica, ela decide se distanciar, o que só serve para piorar a situação.


Dormindo Com o Inimigo

Desde os anos 90 que eu sou apaixonado por esse filme, mas só há pouco tempo descobri que o livro havia sido lançado no Brasil. Sabia que era baseado numa obra literária, mas achava que nunca houvesse sido lançado aqui. Conta a história de Sara, casada com um homem metódico, controlador e muito violento que, cansada de viver naquela bolha encena a própria morte e foge. Mas seu plano não é infalível e não tarda para que o marido saia à sua procura. A essa altura ela já está envolvida com um jovem artista que representa a antítese de tudo o que a oprimia em sua relação anterior. E ser encontrada pelo marido representa não só o fim desse novo romance, como o de sua própria vida.


6 comentários:

  1. Olá!!
    Me indicaram Amor Amargo e estou bem ansiosa pra fazer essa leitura.
    O livro "It Ends with Us" da Colleen Hoover também trata sobre o assunto.

    Abraços
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Olá! Entraram pra minha lista, com certeza! No escuro, eu já li... E é impressionante mesmo, a autora deixa bem a mostra o trauma duradouro que relacionamentos assim podem deixar! Parabéns pela postagem! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, é um assunto delicado que não é fácil de ser abordado.

      Excluir
  3. Muito boa essa lista Ronaldo!
    Penso da mesma forma que você sobre Rose Madder.Putz!!Eu gostei desse livro mas ele podia ser uma obra prima se o King não se enveredasse pelo sobrenatural. Achei que o livro perdeu o contexto com isso. Dos outros que citou li também No Escuro,sem dúvida uma ótima obra. Os outros estão anotados aqui,pois esse é um tema muito interessante para próximas leituras.Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, queria saber porque King resolveu fazer isso com uma história tão boa.

      Excluir