terça-feira, 8 de novembro de 2016

A Traição do Sapato Novo - Jeremias Bimbatti Filho





Sinopse

Uma relação de muitos anos, a celebração magnífica preparada, ele aguarda no quarto enquanto ela arruma-se no banheiro. Ao despir-se percebe um inesperado problema: um simples nó de cadarço o impede de tirar sua roupa. Apertadíssimo! Como nosso ilustre homem resolverá esta traição de um sapato num momento crucial deste? Uma história sobre os obstáculos que nos amedrontam quando o universo parece conspirar contra nossos planos. Este enredo faz parte da obra "O Livro das Identidades" (ainda em andamento). Entretanto, funciona também de maneira separada tendo começo, desenvolvimento, e fim. É possível encontrar revelações nos extras, um complemento adicional para quem deseja saber mais. Com três capítulos e um desfecho envolvente, será irresistível não ler novamente! Ah, os mistérios desta capa serão desvendados apenas por aqueles mais atentos.

Resenha

Não sou adepto da leitura digital, mesmo sabendo que essa plataforma tem uma imporância cada vez maior no mercado editorial e beneficia muito tanto os leitores quanto os autores, ainda tenho muito apego aos livros físicos e motivos pra isso não me faltam. Um deles é o próprio título desse blog. Por isso, só aceitei a parceria com o autor Jheremias Bimbatti por se tratar de um livro curto. São apenas quatorze páginas, mas fiquei impressionado com a capacidade do autor em compactar tanto conteúdo num texto tão curto.

A começar pelo estilo. Ao invés de optar uma escrita mais direta e coloquial, Bimbatti usa um texto rebuscado, que à primeira vista pode até parecer um tanto pedante, mas logo se percebe o tom de ironia em cada frase. O texto é carregado de sarcasmo, com um personagem pretensioso que à todo momento deixa claro o quanto se superestima. É muito divertida a maneira como ele fala sobre si mesmo.

E é por isso que a situação em que ele se encontra, com calça e cueca arriadas, impedido por um malfadado cadarço de tirar o sapato, se torna tão engraçada. Sem falar nos embaraços que essa situação pode causar. Um cara cheio de pose, surpreendido por algo tão trivial quanto um nó intrincado.

Mas o mais sensacional é o intuito dessa pequena história, pois no final é proposto um enigma tão instigante, que eu reli o conto várias vezes tentando encontrar as pistas para a solução. Até mesmo a capa pode esconder pistas. Apesar de muito curta, a história dá margem a diversas interpretações e por isso criei várias teorias sobre a solução do enigma. Uma leitura de poucos minutos, mas que me fez ficar horas atrás de pistas para desvendar o mistério. Quem se aventurar, não vai se arrepender. O livro está à venda na Amazon, no momento dessa postagem pelo valor de R$ 1,99.

4 comentários:

  1. Olá Ronaldo!
    Eu relutei muito em aderir aos livros digitais mas há dois anos atrás com tanta coisa acessível na web não resisti e comecei a dar espaço aos livros digitais.Porém não tem como abandonar os livros físicos né..nada como ter o livro nas mãos,cheirar ehehhe.Achei interessante esse "conto".Vou procurar pra adquirir.Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não abro mão do papel, nem tem como comparar. Quanto ao conto eu curti muito, o cara escreve muito bem. Abraços.

      Excluir
    2. tbm nao abro mao do papel, mas comecei a ler ebooks no kindle, é muito bom, principalmente para dias de inverno em q é muito frio para ficar segurando um livro fisico, mas mesmo assim adoro muito mais o fisico hehehe

      Excluir
    3. Fugir dessas novas tecnologias não é fácil, pretendo em breve experimentar.

      Excluir