segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Ossos - Kathy Reichs



Sinopse

Tempe deveria estar de férias, mas estas são interrompidas quando um bebê é encontrado morto. Pouco depois, um cachorro resgata um saco enterrado repleto de ossos. Não bastando isso, um pequeno avião cai nas vizinhanças e duas pessoas morrem. A hábil Tempe percebe a ligação entre os três casos e a investigação pode por em risco a sua própria vida.

Resenha

À cada livro que leio de Kathy Reichs eu gosto mais de suas tramas repletas de detalhes forenses, de seu humor ingênuo e da protagonista Temperance Brennan. No início tive muita resistência em gostar da personagem, principalmente devido à diferença brutal entre esta e a Temperance do seriado Bones, pois a série é baseada nos livros. Mas à cada livro que leio fico mais encantado com a antropóloga, que apesar da profissão sombria, de lidar com a politicagem no trabalho num mundo dominado pelos homens, de ter enfrentado uma guerra para superar o alcoolismo, leva a vida com muito humor.

O livro é narrado em primeira pessoa por Brennan, que logo na primeira página captura nosso interesse com uma revelação instigante. Ela diz que aquele dia marca o início de uma série de eventos que a levariam a assassinar uma pessoa. Muita gente critica esse tipo de recurso dizendo que é apelativo demais, mas eu gosto de autores que se preocupam em prender a atenção do leitor. E Kathy faz isso muito bem. Cada capítulo termina com um gancho, geralmente alguém ligando para a doutora para revelar uma nova descoberta, que te faz ler mais um capítulo e ali se deparar com um novo desdobramento na trama, alguma nova conexão entre os casos que vão tornando as coisas mais claras, mas também lançando novas perguntas.

A autora consegue coordenar os diversos casos investigados por Brennan sem tornar a trama confusa, com um incrível timing, que a permite alternar as investigações sem negligenciar nenhum dos crimes abordados. Do cadáver carbonizado de um bebê encontrado num forno, ela passa para uma ossada de animais encontrada durante um churrasco, seguindo para a cena de um acidente aéreo, somando-se a isso outra ossada, dessa vez humana. E, diferente dos outros livros que li da autora, nesse ela está menos pedante. Os detalhes mórbidos são transmitidos sem excesso de termos técnicos, tornando a leitura bem fluída.

Como muitos dos mistérios são esclarecidos no decorrer da investigação, a resolução final é bem clara, sem aquele amontoado de informações que encontramos em livros de autores que querem guardar tudo para o final. Há muita ação nas últimas páginas, com Brennan passando por uma situação muito aflitiva, que me deixou agoniado. Foi uma leitura muito ágil, divertida e empolgante que me deixou com muita vontade de ler toda a série. É uma pena que no Brasil só tenham sido publicados cinco livros num período de mais de quinze anos. Mas, como o intervalo entre cada lançamento tem diminuído bastante, tenho esperança que a Record olhe para os fãs com mais carinho e em breve nos traga novos títulos da coleção.


9 comentários:

  1. Olá Ronaldo!!
    Desde a primeira vez que vi a sinopse desse livro já fiquei seduzido.
    Sou fissurado em leituras nesse gênero.Pena que poucos me agradam realmente.
    Com sua resenha fiquei ainda mais empolgado pra ler esse livro.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos cumprem o que prometem na sinopse, mas esse atendeu às minhas expectativas.

      Excluir
  2. Olá,sinceramente não sabia da existência dessa série. Mas como gosto muito de livros do gênero,fiquei com vontade de conferir.
    Esses três acontecimentos que nos é revelado no início da sinopse,são tão diferentes que não imagino como a autora conduzirá a trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você curte livros com medicina forense,acredito que vá lhe agradar.

      Excluir
  3. Oi, Ronaldo!
    Apesar de ser fã de inúmeros seriados forenses/policiais como CSI LA e CSI NY, Cold Case e Castle, nunca me interessei por Bones. Já cheguei a ver pedaços da série, mas não me cativou, por isso também não me interessaria pelo livro, sou do time que também não curte ser manipulada (exagero falar assim, mas no fundo é) pra descobrir o desfecho da história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já gosto de ser manipulado, mas quando o autor tem competência para isso.

      Excluir
  4. Oi, tudo bom?
    Eu não conhecia a autora, mas parece que o livro é muito bom, eu não li nenhum livro do gênero ainda, pois prefiro romances e fantasia, mas gostava de seriados forenses como CSI, parece uma boa pedida, tentarei dar uma chance ao livro Ossos.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série de livros tem um pouco de romance, talvez você goste.

      Excluir
  5. Essa demora me desestimula a ler, se tivesse tido uma divulgação boa e lançamentos mais rápido com certeza teria uma base fiel de leitores que comprariam, mas a editora neglicencia certos títulos, como outras também fazem.
    O seriado focou mais nessas temporadas recentes no romance, os livros parecem abordar mais a personagem, seu trabalho, personalidade e isso de ter ganchos a cada capítulo é algo que torna a leitura mais dinâmica, é um recurso que se usado bem torna o livro melhor ainda.
    Vou dar uma olhada no preço dos livros em inglês e ver se compensa comprar, mesmo que sofra um pouco mais para ler, valerá a pena.

    ResponderExcluir