quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O Adulto - Gillian Flynn



Sinopse

Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente. Certo dia, ela atende uma mulher rica, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente e logo enxerga nesta cliente uma oportunidade de tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita.

Resenha

Mesmo em se tratando de um conto de 59 páginas, a autora tem cuidado em construir sua protagonista, retratando-a com a competência pela qual já é conhecida. Uma jovem vigarista, cujo nome nunca é citado na narrativa em primeira pessoa, que sobrevive de pequenos golpes, criada sem nenhuma estrutura, o que a tornou uma criatura sem raízes. Uma mulher livre, sem pudores que, apesar de não ter recebido uma educação formal, se sente intensamente atraída pela leitura. Adorei a maneira como a autora introduziu a literatura de terror no enredo, através da paixão da heroína por esses livros. Há várias referências a varios títulos, o que nos coloca diante de um belo exemplo de metalinguagem.

No que se refere ao terror na trama, a autora, tão conhecida por sua habilidade em conduzir tramas fugindo dos lugares comuns, dessa vez abusa dos clichês. Para criar uma atmosfera de sombria ela recorre aos maiores chavões do gênero. Não tenho nada contra esse tipo de recurso dependendo do contexto e em se tratando de uma trama de terror nos moldes clássicos, não tinha muito como fugir disso.

Porém, nas últimas páginas fui pego de surpresa, pois o que eu acreditava ser apenas uma história clássica de terror tem um novo desdobramento e então reconheci o estilo de Gillian em ação. A autora joga conosco, fazendo com que não se saiba em que acreditar. Você se coloca no lugar da personagem, sem saber que posição tomar.

Um bom conto, que me deixou impressionado pela quantidade de reviravoltas em tão poucas páginas e que rende uma leitura rápida, intrigante e gostosa. Não é nada fora de série, muito caro para a quantidade de páginas, acho que R$ 10,00 seria um preço razoável, mas uma boa opção para quem quiser sentir o gosto de uma velha história de terror. Quem tiver a oportunidade de lê-lo, vá em frente, seja comprando numa grande oferta, arrumando emprestado, pedindo de presente ou como for.



14 comentários:

  1. Oi, Ronaldo!
    Tenho curiosidade de ler esse conto, mas realmente o preço não ajuda muito.
    Gostei da sua análise. Me deixou com vontade de ler. Li recentemente Garota Exemplar, agora quero ler os outros da autora.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Gillian nem sempre me agrada, mas gostei desse conto.

      Excluir
  2. Cara, vc sabe que eu estava esperando essa resenha a semanas, que máximo que vc super curtiu!!!!! Eu quero saber se tem algo de sobrenatural nele, porque se tiver eu não lerei (tenho preguiça disso, se sabe). Daqui umas semanas esse livro estará por uns 10 reais ou menos AÍ EU COMPRO kkkkkkkkk (mas antes vc precisa responder minha pergunta).

    PS: Só te lembrando que eu sempre volto para ler sua resposta (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma suspeita de algo sobrenatural,revelar se é verdade é um spoiler imenso.

      Excluir
    2. já não vou ler kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas valew!!

      Excluir
  3. Já conheço a escrita dessa autora através de Garota Exemplar(que achei o máximo) e Objetos Cortantes(o qual achei meia boca).Não fiquei muito interessado em O Adulto por saber que era um conto.Mas não sabia que era de terror.Grato pela informação.
    Mais um pra lista...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto dela realmente é ótimo, apesar de ela nem sempre acertar em seus enredos.

      Excluir
  4. Oi,já tinha lido alguns comentários sobre esse conto. E geralmente foram bem positivos.
    E outro fato que me deixou curiosa em lê-lo,foi esse desfecho surpreendente.
    Espero ler em breve! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem coisa da Gillian mesmo nos preparar surpresas.

      Excluir
  5. Já li A Garota Exemplar e gostei tanto que Gillian Flynn entrou pra lista de autores que me fariam ler qualquer coisa que escrevessem, até mesmo lista de supermercado kkkk. O Adulto tá incluído entre os livros dela que eu leria sem nem titubear, mas obrigada por mostrar sobre o que a história de fato é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma autora muito promissora mesmo, apesar se não estar entre as minhas preferidas.

      Excluir
  6. Ainda não li nenhum livro da autora, mas sou louca para ler A Garota exemplar e Objetos cortantes, Adulto parece ser um bom conto, espero ter a chance de ler também, e devo dizer que achei caro para um livro somente de 59 paginas.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse valor é muito sem noção mesmo, não entendi porque é tão caro.

      Excluir
  7. Estava em promoção nas lojas virtuais esses dias e acabei não comprando por 10 reais, é um preço que eu pagaria, mais que isso só quando abaixasse.
    A autora é uma das escritoras atuais que mais gosto, pelas reviravoltas, pela construção das personagens, pela forma visceral que escreve, são poucas páginas, mas ela parece usar cada linha de maneira bem pensada, fico feliz de no final conseguir surpreender, misturar suspense e terror mesmo que em um conto foi bacana, que isso sirva para novos livros abordando isso, com mais detalhes, mais surpresas.

    ResponderExcluir