domingo, 10 de janeiro de 2016

Sete livros sobre viagem no tempo

Começando o ano voltando à essência do blog, que são as listas, O Porque Livro Nunca Enguiça traz um tema que mexe com a imaginação de todos: viagens no tempo. Quem não gostaria de retornar a uma época em reviver momentos que guarda dentro da memória? Seja por amor, por curiosidade científica ou para salvar o futuro, cada um desses autores deram sua visão sobre esse assunto. Vamos conhecer sete obras que exploraram esse inusitado tema?


Em Algum Lugar do Passado

Os caprichosos caminhos do tempo são o tema desse emocionante livro. Richard Matterson, conhecido por suas atordoantes histórias de terror, conseguiu mostrar seu lado mais sensível com essa obra que fala da força do amor, da renúncia em abrir mão de sua própria realidade para viver ao lado de alguém e da dor que é ver seu sonho escorrer pelas mãos. Richard Collier é um teatrólogo que se apaixona perdidamente por uma antiga fotografia de uma atriz num hotel. Logo, descobre que essa mesma mulher tinha uma inexplicável ligação com ele e se aventura numa viagem ao tempo para encontrá-la e viverem juntos um grande amor. Uma obra que te faz pensar se as barreiras do tempo realmente existem ou são mera ilusão.


Linha do Tempo

Um grupo de historiadores trabalha nas escavações da região de Dordogne na França, reconstituindo a cultura medieval. Porém, o líder da escavação, Professor Johnson, entra em conflito com a empresa que patrocina os estudos e, o único modo de concluir suas pesquisas é utilizando os seus conhecimentos de física quântica para voltar no tempo e conhecer a fundo a cultura daquela região. Porém, o Professor fica preso no passado e seus companheiros de pesquisa se lançam na missão de resgatá-lo. Crichton fez uma impecável reconstituição de época, numa história alucinante, onde sua minuciosa pesquisa e domínio do assunto torna crível uma obra que nas mãos de outro escritor se passaria por uma delirante fantasia.


O Guardião

Ter um anjo da guarda deve ser muito bom e Laura Shane sabe muito bem o que é ser protegida constantemente por alguém que aparece em momentos decisivos em sua vida. Ela pouco sabe sobre esse homem, apenas que ele é precedido por relâmpagos. Mas apesar de toda essa aura sobrenatural, Stephan é apenas um homem comum traçando um caminho incomum. Um cientista que, se utilizando de uma tecnologia desenvolvida nos anos quarenta, faz viagens no tempo, saltando os anos e retornando à sua época original. A missão de Stephan é defender Laura de inimigos vindos do passado, que pretendem reescrever a História e, por algum motivo, vêem na jovem um empecilho para seus planos. Por que Laura é tão importante? Só lendo essa fantástica obra de Dean Koontz, para saber.



Novembro de 63

Os fundos da despensa de uma lanchonete pode esconder muitas coisas. Mantimentos prestes a vencer, produtos ilícitos, tralhas sem utilidade e um portal capaz de fazê-lo voltar no tempo. Al, dono desse estabelecimento, designa Jake Epping, um pacato professor de inglês do Maine a cumprir a missão pela qual é obcecado: impedir o assassinato de Kennedy. De um instante para o outro, o professor se encontra em plenos anos sessenta, onde inicia uma nova vida, muito distante de todas as intrigas políticas de Washington. Mas, apesar de tentar fugir à sua missão e à toda a responsabilidade que ela envolve, o caminho de Jake se cruza ao do atormentando Lee Harvey Oswald e está em suas mãos mudar os rumos da História.


A Máquina do Tempo

O mais revolucionário de todos os veículos: a máquina do tempo. Capaz de conduzir o ser humano em viagens através de milênios e mostrar o destino final da humanidade, fazendo com que aprendamos com nossos futuros erros e tenhamos a oportunidade de conquistá-lo. H G Wells, na verdade, utilizou a ficção científica para expor suas opiniões políticas, criticando o capitalismo e sugerindo que o socialismo seria a única maneira de impedir as catástrofes presenciadas pelos viajantes. Mas, visões políticas a parte, o livro também fala de desastres naturais, com o sistema solar entrando em colapso, transformando o livro numa emocionante aventura.


O Fim da Eternidade

Os Eternos formam uma organização que controla o tempo. Há milênios eles acompanham o progresso da humanidade, interferindo sempre que acham necessário, sempre visando o bem da raça humana. O técnico Andrew Harlan nunca questionou as ações da organização à qual pertencia. Condicionado por um treinamento rigoroso, Harlan aprendeu a deixar as emoções de lado na hora de fazer seu trabalho. Pelo menos, até conhecer a bela Noÿs Lambent. A existência dessa mulher pode por em risco o destino de toda a humanidade, mas, apaixonado, Andrew decide contestar as decisões dos Eternos e, arbitrariamente, alterar a História para salvar sua amada.


Operação Cavalo de Troia

O relato de uma experiência feita pela NASA, na qual um grupo de cientistas seria conduzido a uma viagem no tempo até a época de Jesus, para acompanhar o seu calvário, chegou às mãos do escritor J.J. Benítez, através de um astronauta norte americano, envolvido no que foi denominada a Operação Cavalo de Troia. Não sei se alguém acredita na veracidade dessa história, mas que é uma excelente jogada de marketing do autor, não há como negar, já que dá uma atmosfera bastante realista e, por isso, instigante, aos seus relatos. Os momentos finais da vida de Jesus Cristo são reconstituídos de forma primorosa, mas insinuar que Cristo era um extraterrestre foi uma escorregada feia, que tirou muito da credibilidade do autor.


11 comentários:

  1. Agora vc precisa ler urgente aquele lançamento jovem da novo conceito!!! Todos os nossos ontens eu comprei na pré venda só chegou na black kkk e eu ainda não li e é sobre viagem no tempo e tal. Estava ontem 11 reais no extra, depois dá um pulinho lá. Agora estou lendo Eu vc e a garota que vai morrer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guto, desculpe a demora, mas de acordo com esses livros aí de cima, o tempo é algo muito relativo. o que são alguns dias perto da eternidade, não é? kkkk Não achei mais a promoção que você falou, mas ainda vou comprar esse livro. Leio pouco os juvenis, mas esse tema vale a pena. Abraço.

      Excluir
    2. Exatamente vc não curte muito esses livros mais jovens, mas quando eu vi que o tema era sobre viagem no tempo eu me lembrei na hora dele!!! Eu ainda não li kkk mas só porque aqui está chovendo muito e quero fazer maratona de séries que estão super atrasadas

      Excluir
  2. nossa só leitura de gente grande ...vou atrás adorei as sinopses..muito bom parabéns vc salvou uma alma perdida..kkkk grande abraço
    http://theluckstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem curte o tema, acredito que vai gostar de todos. Abraço. :)

      Excluir
  3. Adoro histórias com viagem no tempo <3 da lista só li o Novembro de 63 e é um dos meus livros favoritos. Estou super curiosa para a mini série!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem estava sabendo que seria adaptado, vou pesquisar, obrigado.

      Excluir
  4. Gosto muito deste tema sobre viagens no tempo, tanto que Novembro de 63 é meu livro preferido até agora. Tenho O Guardião na estante esperando para ser lido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Guardião não é um dos meus preferidos do Dean, mas é uma boa leitura, principalmente para quem gosta de livros com, muita ação.

      Excluir
  5. Acabei de terminar o Guardião e achei legal, nada excepcional, mas legal.

    Abç
    http://acervoscantales.blogspot.com.br/2016/03/livro-o-guardiao-1988.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei, mas o Dean tem livros bem melhores do que esse.

      Excluir