segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sem Tempo Para Despedidas - Linwood Barclay


Sinopse

Numa manhã, Cynthia acorda e estranha o silêncio incomum em sua casa. Descobre então, que todos os membros de sua família desapareceram sem vestígios. Vinte e cinco anos se passam e ela, casada e com uma filha, ainda sofre com o mistério. Em busca de respostas, aceita participar de um programa de TV para reviver o caso, esperando que isso atraia alguma testemunha que possa esclarecer o mistério. O que ela não sabe é que desenterrar o passado pode ter consequências perigosas.

Resenha

Narrado em sua maior parte em primeira pessoa, pelo ponto de vista do marido de Cynthia, o professor Terry, o livro se inicia mais como um drama familiar. O autor não tem pressa. Não que o livro seja arrastado, mas o autor se preocupa em ambientar bastante a história, narrando cenas da rotina do casal, seja em sua casa, no trabalho ou na escola de sua filha, explorando todas as consequências da tragédia na vida de Cynthia, que se tornou uma pessoa desequilibrada. Ela faz questão de levar a filha Grace, diariamente à escola, temendo que alguém a roube; Ela aborda estranhos achando que é algum dos membros desaparecidos de sua família; Ela liga diversas vezes para a produção do programa sobre crimes do qual participou, em busca de novidades.

Somente após um terço do livro é que a trama vai ganhando contornos policiais e assim, se tornando gradualmente mais intrigante. Fatos estranhos vão surgindo, fazendo com que se dê início a uma linha de investigação. Sabemos que há alguém rondando a família, o que rende algumas cenas capazes de dar um frio na barriga, e a partir do momento em que novos crimes passam a ocorrer, o livro ganha um ritmo de suspense alucinante. Com raríssimas exceções, todos os fatos aparentemente casuais jogados no meio da história tem alguma relevância, fazendo com que o final arremate com muita emoção todas as pontas soltas.

Terry, que no início era um tanto apático, ganhou minha simpatia, com todo o seu esforço para desvendar essa trama intrincada, sempre desejando o melhor para a sua esposa e sua filha e mostrando-se corajoso ao correr sérios riscos para salvar sua família, mesmo sendo um professor que mal sabe pegar numa arma,

Não esperava muito desse livro e foi uma grata surpresa ir descobrindo com o decorrer da história que estava com um brilhante thriller em mãos.

6 comentários:

  1. Peli menos valeu quevc não tinha muito animo e o livro terminou bombando kkkk. Dei uma passada aqui aproveitando o pouco do meu 3G kkkk. Se sabe que eu não tenho cabeça e paciência pra livro policial com investigação e tal. Eu leio tipo dois por ano nesse gênero kkkk. Um fiz um top sete livros lá no blog agora que vc vai odiar kkk foge totalmente do que vc costuma ler kkkk. Mas enfim, passei pra dar um oi. Até breve. Abraços Guto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada melhor que livros investigativos, ´muito instigante. Vou dar um pulo lá no seu blog. Abraços.

      Excluir
  2. Eu tenho que agradecer por essa indicação. Encontrei o livro por um ótimo preço esses dias e acabei comprando por lembrar dessa resenha!
    O autor conseguiu escrever um excelente thriller sem tentar inovar com reviravoltas mirabolantes. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz quando alguém não apenas compra um livro por recomendação minha, mas também fica satisfeito. Obrigado pelo retorno. Linwood criou um enredo na medida certa.

      Excluir