sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sete super blogs literários








Blog do Ben Oliveira


Ben Oliveira é jornalista e escritor. Inicialmente, o foco de seu blog era o jornalismo, mas atualmente está centrado em literatura. E o que é mais louvável, na nova literatura nacional. Ben dá um apoio muito grande aos novos escritores, divulgando trabalhos de todo o Brasil e mostrando com suas resenhas o conteúdo de alta qualidade de obras muitas vezes desconhecidas para o grande público. Mas ele não se limita apenas à nossa literatura. Ben também resenha livros de autores estrangeiros, clássicos e bestsellers e o faz de maneira primorosa. Seu texto é elegante, profundo, suas análises são perspicazes. Ele também é muito honesto em suas opiniões. Um cara bem antenado, que demonstra discernimento em suas opiniões e escolhas literárias, o que faz de seu trabalho um trabalho sério, profissional, mas ao mesmo tempo um espaço descontraído, dinâmico. Tanto que ele não se limita apenas a resenhas. Ben também divulga lançamentos, mostra as suas leituras do mês e escreve sobre cinema e séries de TV. Além das ótimas entrevistas com autores. São bate papos leves, objetivos e com perguntas relevantes, que só despertam mais a vontade conhecer o trabalho desses escritores.
Como já disse no início, Ben Oliveira também é escritor. Tem diversos contos publicados em antologias de terror, suspense e temática LGBT, que é outro gênero ao qual ele apoia fortemente. Há em seu blog muitas indicações de romances LGBT, o que é importante para que esse gênero tão rico se expanda cada vez mais. Recentemente Ben fechou uma parceria com a editora Empírio e teve um novo conto publicado na coletânea Remetente nº 15.

Melhor post: Blogs Literários e Parcerias com Editoras e Autores: Colocando o dedo na ferida












Eu acho impressionante o quanto o texto do Guto é ao mesmo tempo descontraído e coeso. Parece que estamos falando sobre livros com um amigo, numa bar de esquina, tamanha a coloquialidade de suas resenhas. Enquanto costumamos encontrar resenhas frias e extremamente técnicas, nas do Guto sentimos paixão, desinibição e nenhum receio de expor suas opiniões. São resenhas muito pessoais. Eu sei que todas resenhas são, mas ele fala muito de si, dos seus hábitos, dos seus valores, até da sua criação. Apesar de ser um blog mais direcionado à literatura teen, que não é meu gênero preferido, é um espaço que me conquistou pela sua informalidade. Entro sempre para dar uma arejada e acabo descobrindo muita coisa boa. É um blog muito interativo, seja em suas tags, em suas postagens bem humoradas ou mesmo nas resenhas. Um espaço muito feliz. Entrem que vocês certamente vão se divertir e de quebra ainda ganhar o famoso abraço de urso do Guto.










O maior atrativo do blog da Leila para mim é seu gosto literário que é muito parecido com o meu. Quando o acessei pela primeira vez fiquei encantado em encontrar ali tantos livros conhecidos e queridos. Mas não é só pela afinidade que eu recomendo o blog. É pela objetividade das resenhas. Leila tem um texto enxuto, que vai sempre direto ao ponto. Ela descreve o ritmo do livro, se é eletrizante, se é mais parado, suas impressões sobre os personagens e os defeitos, que não podem ficar de fora. E tudo de uma maneira ágil, sem ser superficial. Confesso que não consigo escrever resenhas curtas, até porque só gosto de resenhar livros que me causaram uma forte impressão, seja negativa ou positiva, e quando isso acontece, sempre tenho muito a dizer. Mas, por outro lado, fico meio desanimado em ler resenhas imensas. No skoob sempre vou nas mais curtas. E foi justamente através do skoob que encontrei o blog da Leila. Ela também divulga lançamentos e seu blog tem um layout bem prático, dividindo seus posts em editoras, gêneros e resenhas. Um espaço bacana, com um texto maduro, sóbrio e que demonstra um senso crítico apurado.









Sem dúvida o melhor blog de terror da atualidade. E quem sabe de todos os tempos. O Rafa é um profundo conhecedor do gênero. Suas resenhas são ótimas, muito detalhadas, mas sem soltar spoilers, o que exige muita habilidade na hora de escrever. Curto demais suas análises sobre a estrutura de cada enredo, sobre as motivações dos personagens, sobre os diferentes tipos de horror. Seu texto demonstra toda a paixão que sente pelo gênero e às vezes é até engraçado como ele consegue colocar tanto amor ao comentar sobre livros de terror. Esse espaço foi o responsável por eu ampliar meus conhecimentos sobre o gênero, sendo apresentado a livros maravilhosos (ou terríveis, depende do ponto de vista), de tantos autores promissores que não vingaram. Muita coisa boa dos anos setenta e oitenta vem à tona nas resenhas e listas feitas pelo Rafa, que é o responsável por eu deixar boa parte do meu salário na Estante Virtual. E por falar em listas, há pouco tempo ele aderiu a elas e eu tenho adorado. Se bem que eu seja suspeito para falar em listas, pois é essa a alma do meu próprio blog. Mas acessem e tirem suas próprias conclusões.
Rafa é parceiro da DarkSide e sempre traz novidades maravilhosas sobre os próximos lançamentos.







Livros e Opinião é um dos blogs de melhor conteúdo da atualidade. José Antonio tem completo domínio sobre o que escreve e é um verdadeiro amante da literatura, daqueles que não tem preconceitos literários e leem tudo o que lhe cai em mãos. Tem um texto irreverente, conta muitos “causos” sobre sua vida e demonstra muito amor pelos livros. Em seu blog encontramos de tudo, até uma resenha do Harold Robbins encontrei. Aliás, me identifico muito com o valor que ele dá aos best sellers da década de 60 a 80, os chamados romances baratos, obras desconhecidas de terror, obscuros livros policiais. Muito bacana um post seu sobre o assalto que fez ao armário de seu irmão, de onde tirou diversas pérolas como os Contos da Kripta, Vinte Mil Léguas Submarinas e até o Almanaque Do Biotônico.








Listas Literárias pode ser considerado o pai de Porque Livro Nunca Enguiça. Sempre adorei ler as listas que o Douglas faz e então resolvi criar as minhas. Por escrever contumazmente, suas listas não se demoram muito na descrição dos itens. Geralmente ele se limita a descrever algumas características dos personagens citados, ou a sinopse do livro mencionado. Mas, por outro lado, esse cara é uma máquina de escrever. praticamente todo dia tem lista nova. Douglas também é super atualizado nos lançamentos e chega na frente comentando os livros que acabaram de sair. Um tema que se destaca entre suas listas são as dez considerações sobre determinado livro. Douglas escolhe um romance recém lançado e menciona dez pontos importantes a respeito do livro, sejam eles positivos ou negativos. Um site pra você entrar e perder a noção do tempo. 
Douglas é também escritor, publicou o romance Morgan, O Único e diversos contos.











Fico impressionando com o quanto MRVentura lê. Ela devora livros imensos em poucas horas, acompanha dezenas de séries literárias, acompanha todos os lançamentos da Editora Vestígio e ainda tem tempo para escrever. Seu blog é super movimentado, todo dia tem resenha nova e geralmente seus textos são bem entusiasmados, muito detalhistas e muito cuidadosos no intuito de evitar spoilers. Os livros para ela são reais, ela defende bravamente alguns personagens, não tem pudor em demonstrar sua antipatia por outros, é fã de Garota Exemplar com todas as suas forças e tem um caso de amor com Steven James. Sua preferência são livros policiais e é aí que ela me conquistou, pois suas resenhas me fizeram prestar mais atenção a autores que me passavam batidos.  Ocasionalmente ela faz algumas listas bem bacanas e toda semana nos mata de vontade com sua seção “Caixa De Correio”, no qual posta as fotos dos livros que recebe de suas parcerias.  Muito curiosas também são suas crônicas literárias. Ela fala sobre livros que está lendo aos poucos (Tripulação de Esqueletos de Stephen King é um deles), livros que não consegue terminar, suas compras e suas trocas. Um blog de sucesso que consegue manter a autenticidade.


Os logotipos foram retirados dos próprios blogs e caso os proprietários não autorizem sua exibição, basta solicitar a retirada por comentário ou enviando um e-mail para "rsetembro@hotmail.com".


32 comentários:

  1. NADA DO QUE EU COMENTAR IRÁ CORRESPONDER AO QUE ESTOU SENTINDO AGORA!!!!! Lágrimas transbordando aqui. Os seus textos sim são maravilhosos, eu só escrevo palhaçada kkk. E é verdade que eu curto livros mais jovens ( é nostálgico e me lembra os anos da escola onde eu fazia bullying com meus amigos e matava três aulas por dia rsra droga era pra eu ter vergonha do meu passado @_@ ). MAS NÃO TENHO kkkkk.

    Sério, muito obrigado pela "homenagem ". Existe dezenas de blogs incríveis por ai e vc ainda se lembrou do meu. Valew mesmo!! Abraços #Guto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sincera a resenha, adoro o jeito que você escreve. Que bom que tenha gostado. Abraços.

      Excluir
    2. Valew mesmo! Espero que goste do novo post entao kkk mais sincero impossível kk Abraço

      Excluir
  2. Cara, de coração, obrigado pela homenagem! Estou emocionado e muito feliz. É bom quando encontramos pessoas que reconhecem o nosso trabalho. São 'Up's' como o seu que me incentivam a enfrentar algumas barreiras para continuar publicando e melhorando o blog. Quanto a sua página, continue mantendo o foco na literatura de uma forma geral - nacional e estrangeira - porque está ótimo. Assuntos interessantes e muito bem escritos. Thanks e thanks!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo carinho com o Listas Literárias, e sucesso na sua jornada de blogueiro :)

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo, MUITO OBRIGADA!
    Gente, cheguei ficar com lágrimas nos olhos com suas palavras. Fico extremamente feliz em saber que gosta do blog, mas mais ainda por saber que passou a prestar atenção a alguns autores policiais por causa do S2 Ler.
    Obrigada pela postagem, pelas palavras, pelo carinho e por estar sempre no blog. Agradeço de coração mesmo!
    E continue com as suas listas porque sempre venho dar uma espiadinha nela e sempre fico conhecendo livros e autores que também desconhecia. ADORO!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Estou nas nuvens com as palavras que acabei de ler! Obrigada! É exatamente isso que tento passar aos leitores nas minhas resenhas.

    Vou divulgar sua postagem e seu blog nas redes sociais do blog Meus Livros e Sonhos.

    Um abraço!
    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adoro o Blog do Guto! Parabéns +Consumindo Sagas

    ResponderExcluir
  7. É... Pelo visto meu comentário não foi naquele dia. Aqui vou eu tentar novamente!
    Muito muito obrigado pela indicação, Ronaldo! Vindo de um blogueiro como você significa muito pra mim. Adoro o seu conteúdo, suas análises, sua capacidade de sintetizar e trabalhar a contextualização - intertextualidade. Precisamos de mais blogs literários como o seu.
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ben, principalmente por se importar em responder, mesmo já tendo divulgado a postagem em diversos lugares. Seu reconhecimento é muito importante, estimula demais meu trabalho. Abraço.

      Excluir
    2. Muito feliz em visitar o seu blog e ver que esse post continua entre os mais acessados. Gratidão pela oportunidade de fazer parte desta lista. Todo apoio faz diferença.
      Abraço
      Blog do Ben Oliveira

      Excluir
  8. Perdão a demora para responder mas a vida está muito atribulada por aqui.

    Fico feliz em saber que a minha derrocada financeira possui parceria haha grande parte da minhas economias se destinam a livros. Esse reconhecimento de fã é importante demais cara, lembro as intermináveis tardes que passei pesquisando livros antigos, muitas vezes em inglês para depois descobrir se existe uma tradução, para então tentar encontrar um exemplar perdido nos sebos do Brasil afora. É um trabalho pesado mas gratificante, adoro quando encontro um livro bom, resenho e depois recebo o feedback de que alguém se interessou e também teve uma experiência boa com a leitura. Obrigado pela lembrança e alguns dos blogs citados aí eu acompanho regularmente, os outros vou buscar conhecer :)

    Abração

    ResponderExcluir
  9. Fala Ronaldo. Como vai a luta?

    Gostei muito de suas indicações, além de achar muito bacana a consideração com companheiros da blog esfera. Espero que você e todos os blogs citados continuem com seus trabalhos, pois, por mais que falem mal (me refiro ao Willian Bonner) são lugares nos quais temos alternativas de informação, entreterimento, e liberdade de expressão, normamente superiores aos programas televisivos no que toca qualidade. Parabéns a todos. E espero que não desistam.

    http://menosdoisblogs.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia dessa do Bonner, rs. Obrigado pelo apoio.

      Excluir
  10. Wonderful article porquelivronuncaenguica.Thank you very much custom essay writing service

    ResponderExcluir
  11. Olá Ronaldo, tudo bem?
    Estou aqui para te convidar a participar do Desafio Halloween Literário Edição 2015. As instruções estão no post abaixo, ficaria muito feliz se pudesse participar. Obrigado

    Desafio Halloween Literário Edição 2015

    ResponderExcluir
  12. Adoro esse blog do Ben Oliveira. Tem de tudo.

    RECOMENDO.
    Grande abraço, meu querido.

    ResponderExcluir
  13. Escusa-me, mas terá que colocar oito blogs, http://coisasliterarias.blogspot.com, rsrsrsrsrsr valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com tantos blogs superficiais por aí, foi muito difícil encontrar sete que valessem a pena serem mencionados. Mas visitarei o seu e espero curtir. Abraço.

      Excluir
  14. Excelente! Possuo um blog novo, ainda há poucas publicações, mas se puder dar uma olhada e também a sua opinião ficarei muito agradecido (http://plataforma-literaria.blogspot.com.br/)! Abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá, incrível seu método de postagem, conteúdo muito bem produzido.
    Seria uma honra ter sua avaliação do meu blog.

    Marcelo Júnior - Mistérios Literários
    http://misteriosliterarios.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visitarei seu blog sim e darei minha humilde opinião sobre seu trabalho.

      Excluir
  16. Eu tenho com as sagas uma mistura de sentimentos, amor e ódio. Por que fico sem dormir, sem comer até acabar devorando cada página. Adorei teu bloq.
    http://empresaspequenaselucrativas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi tudo bem ? Gostei muito do blog, gostaria de convidar a
    conhecer nossa plataforma isso pode ajudar muitos autores obrigado.

    Agora você pode comprar e-books ou abaixar grátis mais de 3000 mil
    e-books, autores venha publicar seu livro ou e-book grátis e será vendido no mundo inteiro. site oficial www.meusebooks.com

    ResponderExcluir